REGULAMENTO OFICIAL DA SELETIVA GIGANTES DE NAZARÉ ETAPA RIO

O Gigantes de Nazaré Etapa Rio será realizado na janela de 1º de julho de 2022 a 30 de setembro de 2022, no estado do Rio de Janeiro, com local a ser definido e comunicado com antecedência.

A chamada oficial para o evento (sinal verde) será feita com antecedência de quatro dias, quando as condições e a previsão das ondas estiverem adequadas para o evento.

 

Modalidade e categorias de realização 

O Gigantes de Nazaré Etapa Rio será realizado na modalidade de tow-in, em categoria única, com duplas. Atletas homens e mulheres estarão na mesma disputa, com igualdade de premiação e liberdade para escolher seu/sua parceiro(a) de disputa.

 

Quem pode participar da Seletiva Gigantes de Nazaré Etapa Rio

Surfistas profissionais ou amadores, homens e mulheres, de qualquer idade, nacionalidade ou localidade. Menores de idade deverão anexar autorização de responsável legal.

 

Período de inscrições para a Seletiva

A janela de inscrições para a seletiva do Gigantes de Nazaré Etapa Rio fica aberta entre as 11h (de Brasília) do dia 27 de maio de 2022 e as 23h59min (de Brasília) do dia 5 de junho de 2022, exclusivamente pelo site oficial do Gigantes de Nazaré.

Atenção: as datas informadas acima são relativas ao período de inscrições para a seletiva e não são o período de realização da seletiva em si.

 

Período e local de realização da Seletiva

A Seletiva do Gigantes de Nazaré Etapa Rio será realizada a partir do dia 13 de junho de 2022, com data final a ser definida de acordo com a quantidade de ondas inscritas.

As disputas serão realizadas exclusivamente por meios digitais, na rede social TikTok. Informações sobre o sistema de disputa estão disponíveis mais adiante neste documento.

 

Quantidade de vagas para o Gigantes de Nazaré Etapa Rio

Serão concedidas duas vagas para o Gigantes de Nazaré Etapa Rio, uma para cada finalista da seletiva, após avaliação técnica da banca julgadora, formada por organizadores do evento e especialistas do meio do surfe de ondas grandes.

Será analisado, além dos fatores técnicos, se os(as) surfistas que pleiteiam a vaga conseguem surfar ondas grandes em segurança em ambiente competitivo.

 

Premiação financeira da Seletiva Gigantes de Nazaré Etapa Rio

Além das duas vagas concedidas, será distribuída a seguinte premiação financeira, a ser paga no mês de agosto de 2022, até o dia 31 do referido mês:

  • Para cada um dos campeões: R$ 5 mil (cinco mil reais) para cada um dos finalistas.

  • Videomaker: R$ 2 mil (dois mil reais) para cada profissional que registrou as ondas campeãs.

A premiação será distribuída somente relativa à onda finalista, independentemente se surfista e cinegrafista registraram uma ou duas ondas na disputa.

 

Quantidade de ondas e período

Cada participante poderá inscrever até 02 (duas) ondas diferentes, não havendo obrigatoriedade de registrar duas. As ondas devem ter sido surfadas entre os dias 1º de janeiro de 2019 e 5 de junho de 2022, em território brasileiro.

 

Modalidades aceitas

Interessados(as) podem inscrever ondas tanto na remada quanto no tow-in, cientes de que o evento do Gigantes de Nazaré Etapa Rio será disputado exclusivamente em tow-in. Não haverá seletiva específica para remada.

Skimboard em ondas grandes também será aceito para a seletiva.

  • Não serão aceitos vídeos de wipeout (vaca, caldo)
  • Não serão aceitos vídeos de bodyboard, kitesurfe ou qualquer outra modalidade além do surfe tow-in, remada ou skimboard em ondas grandes
  • Não serão aceitos vídeos de skimboard na beira do mar

 

Tipos de imagens

Somente serão aceitas imagens em formato vídeo, seguindo as seguintes restrições:

  • Sem música de fundo
  • Sem nenhum tipo de edição de tempo (câmera lenta ou rápida, por exemplo)
  • Sem logotipo de nenhuma marca, mesmo que do atleta ou videomaker

Não é permitida a inscrição de fotos sob nenhuma circunstância.

Os vídeos poderão ser editados pela equipe do Gigantes de Nazaré, que não fará nenhum tipo de corte no ato da descida da onda. Poderão ser acrescentados efeitos sonoros e visuais de livre escolha da organização, como marcas de patrocinadores.

 

Formatação para envio dos arquivos

Cada atleta interessado deverá fazer sua inscrição preenchendo o formulário disponibilizado na página principal do site www.gigantesdenazare.com.br sendo todos os campos obrigatórios. Caso o(a) atleta interessado(a) não tenha perfil nas redes sociais, como Instagram ou TikTok, deverá preencher “não tem” no campo destinado.

As imagens deverão ser enviadas, obrigatoriamente, através de plataforma de compartilhamentos de arquivos, como Wetransfer, Sendspace, Google Drive, Onedrive ou similares. Não serão aceitos arquivos anexados ao e-mail ou envios por WhatsApp.

 

Os arquivos deverão ser nomeados e datados, obrigatoriamente. Exemplo:

NomeDoSurfista_ddmmaaaa_NomeDoCinegrafista ou

Nome_Do_Surfista_dd_mm_aaaa_nome_do_cinegrafista

 

Não há obrigatoriedade de usar o símbolo underline (_) no nome do arquivo, desde que todas as informações estejam visíveis.

Solicitamos atenção à nomeação dos arquivos para facilitação da organização dos mesmos pela equipe do evento.

Pedimos que não enviem arquivos sem identificação, como “DSC1234”, “IMG1234” ou similares, para evitar problemas nas disputas.

O Gigantes de Nazaré se reserva ao direito de reprovar ou eliminar quaisquer inscrições para a seletiva que violem ou possam violar qualquer um dos requisitos anteriores.

 

Privacidade

Ao se inscrever, atleta e profissional de imagem concedem permissão ao Gigantes de Nazaré e patrocinadores da Etapa Rio a utilizar suas informações pessoais para fins de organização da seletiva. Você entende que está fornecendo suas informações ao Gigantes de Nazaré e que estas podem ser compartilhadas com parceiros comerciais da Etapa Rio. As informações fornecidas serão usadas apenas em relação à seletiva e à Etapa Rio, de maneira irrestrita, para fins de marketing e promoções comerciais.

 

Liberações de uso de imagem:

Ao se inscrever, você concede ao Gigantes de Nazaré, seus patrocinadores e parceiros comerciais da Etapa Rio o direito irrevogável, isento de vínculos comerciais, tais como royalties, de usar o vídeo inscrito, sua imagem, fotografia, voz e informações pessoas e profissionais compartilhadas.

A liberação do uso de imagens é irrestrita, incluindo, mas não somente, exibição dos vídeos em quaisquer mídias de redes sociais, tais como, não somente, TikTok e Instagram, além de telões no local do evento e em locais de ações promocionais, além de todos as mídias digitais e físicas existentes hoje e que porventura serão criadas.

 

 

Do processo de votação:

Ao término das inscrições e conferência de que todos os candidatos estão cumprindo o regulamento, será dado início oficial à Seletiva Gigantes de Nazaré Etapa Rio.

A Seletiva do Gigantes de Nazaré Etapa Rio será realizada a partir do dia 13 de junho de 2022, com data final a ser definida de acordo com a quantidade de ondas inscritas.

As disputas serão realizadas exclusivamente por meios digitais, na rede social TikTok. Uma mescla de votação popular e avaliação técnica vai definir os classificados, em disputas no formato “mata-mata”, com um classificado e um eliminado.

Por estar permitido o envio de até duas ondas por atleta, pode haver o caso de um atleta enfrentar a si mesmo numa bateria. Somente a onda vencedora passa de fase.

 

O sistema de disputa será feito da seguinte forma:

 

1. BATERIA POPULAR

As baterias serão definidas por sorteio popular, podendo haver, também por sorteio, atletas classificados automaticamente na 1ª fase, em caso de número ímpar.

Será disponibilizado no TikTok uma página exclusiva para votação popular

  • Duração: 24 horas
  • Sem limite de votos por pessoa

A vitória na bateria popular terá peso 02 (dois) na disputa.

 

2. AVALIAÇÃO TÉCNICA

Ao término de cada bateria popular, será divulgada a nota do júri técnico, composto por quatro especialistas em surfe de ondas grandes, para cada atleta participante.

A avaliação será feita a partir de três critérios:

1. Tamanho da onda

2. Dificuldade da onda

3. Performance técnica do atleta na onda

Cada voto técnico conta como 01 (um) ponto. A soma dos votos pode totalizar até 04 (quatro) pontos a cada atleta.

Classifica-se à fase seguinte quem obtiver mais pontos na soma da bateria popular e avaliação técnica. O critério de desempate é o voto técnico.

 

Exemplos:

Voto popular -> Vitória da Onda A (02 pontos)

Voto técnico:

Jurado 1 -> Onda A (1 + 2 pontos = 3 pontos)

Jurado 2 -> Onda B (1 ponto)

Jurado 3 -> Onda B (2 pontos)

Jurado 4 -> Onda B (3 pontos)

 

Empate 3×3 -> Critério de desempate = voto técnico

  • Onda B teve 3 pontos técnicos
  • Onda B vence a disputa e avança de fase

 

Voto popular -> Vitória da Onda C (02 pontos)

Voto técnico:

Jurado 1 -> Onda D (1 ponto)

Jurado 2 -> Onda C (1 ponto + 2 pontos = 3 pontos)

Jurado 3 -> Onda D (1+1 ponto = 2 pontos)

Jurado 4 -> Onda C (3 pontos + 1 ponto = 4 pontos)

 

Total: Onda C 4×2 Onda D

  • Vitória do Surfista C

 

Todas as disputas serão realizadas desta forma, da primeira à última bateria, até que sobrem apenas dois/duas campeões/campeãs. Não haverá final. Ambos(as) os(as) atletas estarão classificados(as) para o Gigantes de Nazaré Etapa Rio.

Aos classificados, haverá obrigatoriedade de passar, se necessário, por nova avaliação técnica de modo a assegurar que tenham condições de surfar, em segurança, ondas grandes no evento.

 

Exceções à classificação pelas baterias virtuais

Caso algum dos dois vencedores seja um(a) atleta já classificado(a) para o Gigantes de Nazaré Etapa Rio previamente, será convidado(a) o(a) primeiro(a) participante da seletiva mais bem colocado nas baterias virtuais para participar do evento.

Neste caso, a premiação financeira será do atleta finalista, independentemente se já estiver previamente convidado ou não para participar do evento.

Exemplo:

Onda A – finalista na seletiva e atleta já convidado para o evento principal

Onda B – finalista na seletiva e atleta não convidado para o evento principal

A Onda B se classifica normalmente e abre uma vaga extra, no lugar da Onda A.

Surfista e videomaker da Onda A, porém, ganham a premiação financeira da seletiva.

Para preencher a outra vaga no Gigantes de Nazaré Etapa Rio será analisada a pontuação das baterias anteriores, no caso as semifinais, para tomada de decisão.

 

Exemplo:

Semifinal 1 – Onda C teve 4 pontos (popular + técnico)

Semifinal 2 – Onda D teve 3 pontos (popular + técnico)

  • Surfista da Onda C ganha vaga no evento, mas não ganha premiação financeira

 

Caso haja empate (Onda C com 3 pontos e Onda D com 3 pontos), o critério de desempate será o voto técnico. Exemplo:

Onda C -> 2 pontos populares + 1 ponto técnico

Onda D -> 0 pontos populares + 3 pontos técnicos

  • Classifica-se o surfista da Onda D (3×1 nos pontos técnicos)

Caso ambos os campeões já estejam convidados para o evento, os dois semifinalistas conquistam a vaga no evento principal.
Caso os semifinalistas também já estejam convidados, o critério se mantém considerando as etapas anteriores até que um participante da seletiva, não previamente convidado, possa garantir uma das duas vagas.